top of page

Como aumentar verdadeiramente a diversidade de sua empresa

Olá, tudo bem com você?


Hoje tem se falado muito da importância de um ambiente de diversidade nas empresas, e concordo totalmente com isso, sem uma diversidade a companhias estão fadadas à mesmice de ideias e comportamentos.


Mas a grande pergunta é: Como tornar a minha empresa um lugar com maior diversidade de pessoas? Vou te ajudar com algumas pequenas dicas.


A primeira coisa a fazer é verificar como está o atual quadro de funcionários da empresa, onde há o desequilíbrio da diversidade, é na cor da pele das pessoas? Idades? Gênero? nacionalidade ou naturalidade? São muitos os meios de diversificar o quadro de sua firma.


O segundo ponto a ser visto é quem faz parte do processo seletivo na seleção dos candidatos? Somente o RH? Isso não deveria ser assim, quanto mais gente trabalhando na seleção maiores são as chances de ampliar a diversidade dentro da empresa.


O grande filósofo do futebol Neném Prancha (1906-1976) tinha uma frase em que afirmava que: “o pênalti é algo tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube”, eu gostaria então de adaptar essa frase às empresas: A seleção dos candidatos de empresa é tão importante que nunca pode ser feita sem a participação do presidente da companhia. Afinal de contas, o ativo mais importante que uma firma pode ter são as pessoas que lá trabalham, e você vai fugir dessa decisão? No meu entendimento isso é quase o mesmo que entregar seu salário para que outra pessoa tome conta.


Vamos exemplificar isso, suponhamos que uma empresa de tecnologia esteja buscando um(a) programador(a) o ideal é que a seleção fosse feita por um grupo de pessoas, entre elas o RH lógico pois é quem conhece as técnicas de seleção, alguém do setor de tecnologia da empresa pois é necessário entender se o candidato está qualificado tecnicamente para a vaga, o funcionário mais antigo da empresa, para entender se a pessoa se adequa a cultura local, alguém do administrativo pois irá conviver com esse novo funcionário, alguém da limpeza pelo menos motivo e, lógico alguém da diretoria.


Com esse time amplo e diverso selecionando o novo pretendente a chance de uma escolha sem “preferências pessoais” e sim técnica é muito maior. Seleção diversa é igual a empresa com diversidade.


Outro ponto, esse é geralmente aplicado às grandes empresas, você acha que consegue uma diversidade olhando somente para currículos vindos de universidades públicas e pouquíssimas particulares? Você já reparou como o leque de diversidade é muito menor em uma universidade famosa? Como há uma seleção muito complicada isso afasta pessoas com origens humildes, mais velhas ou com algum tipo de dificuldade de aprendizado em algum grupo de matérias específicas, exatas por exemplo.


Abrindo os olhos para as universidades privadas um amplo leque de diversidade se abre para suas empresas, esqueça os preconceitos, há sim muita gente talentosa oriunda desse mercado, não faça como a impressa por exemplo que prega a diversidade no discurso mas na prática a coisa é muito diferente.

Diferentes meios de divulgação da vaga atraem também um público diferente, você pode usar as redes sociais para atrair um público mais jovem e meios tradicionais como o site ou até mesmo anúncios em jornais para um público mais maduro.


Livre sua equipe dos preconceitos, alguns RHs são extremamente engessadas nas escolhas dos candidatos, preze sempre pela competência e nunca pelo modo de se vestir ou visual, ou você acha mesmo que cor da pele, gênero, características físicas, idade, presença de tatuagens, estilo próprio de vestimentas ou defeitos físicos são impeditivos para um bom profissional?


Seguindo essas pequenas dicas você vai perceber como sua empresa se tornará um local com maior diversidade, com pessoas mais dispostas e motivadas o que acabará por gerar mais lucro e crescimento.


Não feche os olhos para o diferente!!


Uma boa semana para você!!


Escrito por Luciano Arruda, Psicólogo e fundador do Fluidez Mental, já deixou de ser contratado em algumas empresas por não se adequar a “padrões estéticos certinhos”, seu contato é luciano@fluidezmental.com.br








9 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page