top of page

Em defesa do bom humor

Olá tudo bem?


Primeiramente eu gostaria de agradecer aqui publicamente ao grande cartunista Caco Galhardo, por ter permitido que eu utilizasse essa tirinha (muito engraçada por sinal, mas já falarei dela) para ilustrar esse artigo, muito obrigado mais uma vez Caco, dito isso vamos ao texto.


Semanas atrás foi publicada uma charge política que gerou um reboliço tremendo,inclusive ameaças de processos, infelizmente não é a primeira vez que isso acontece por aqui, tem sido prática comum de nossos governantes reclamarem de humoristas quando deveriam estar preocupados em oferecer liberdade e melhores condições aos brasileiros, e isso acontece com várias figuras públicas de vários partidos.


No ano de 2015 em Paris ocorreu o triste atentado contra a sede do jornal satírico Charlie Hebdo, doze pessoas foram mortas por conta de uma simples charge. Ser humorista acaba sendo uma profissão de risco em qualquer lugar do mundo.


Rir é talvez a primeira reação social de uma criança, nascemos chorando é verdade, no entanto é rindo que aprendemos a demonstrar gratidão, satisfação e felicidade, a criança ri ao encontrar aquele rosto conhecido, também ri ao sentir qualquer tipo de prazer seja ele fruto de uma brincadeira ou após a alimentação.


Sobre o prazer é importante lembrar que o riso libera na corrente sanguínea Serotonina, é um antidepressivo natural, e gratuito, não é exagero dizer que depois da alimentação e do sono o riso seja a coisa mais importante para um ser humano.


Sorrir abre portas é a chave da sociabilidade, alivia as tensões diárias, diminui o estresse, une as pessoas, aqueles que muito riem permanecem mais joviais e saudáveis mesmo em idades avançadas. Não à toa existe um sábio ditado popular que diz: “rir é o melhor remédio”, e aqui a ciência confirma essa afirmação pois uma boa risada além dos benefícios que citei acima ainda é capaz de ajudar na digestão, circulação sanguínea e propiciar um sono mais tranquilo.


O senso de humor está ligado a criatividade, a uma melhor inteligência emocional e a sociabilidade, convenhamos é mais fácil fazer amigos contando piadas, ou você realmente gosta daquela pessoa que só fala de tragédias e desgraças?


Falando nisso a falta de humor na minha visão está diretamente ligada a intolerância, aquele que não ri não aceita ao outro, é o mesmo que persegue, que inveja e atormenta a vida alheia. E quando falo em humor aqui não me refiro a ofensa, você sabe muito bem que uma coisa é muito diferente da outra, aliás o grande humorista é sempre aquele que consegue fazer as melhores piadas de si mesmo. Quando você ri de si mesmo sua vida é muito melhor em todos os sentidos, você consegue enxergar melhor seus erros e aprender com eles.


Compreender uma boa piada é para os inteligentes, os broncos querem atacar o comediante, para fazer humor é necessário um talento sobrenatural, pergunte a qualquer estudante ou profissional das artes cênicas o que é mais fácil o drama ou a comédia? A maioria que conheço sempre cita a segunda opção.


Um mundo sem humor é um mundo de desgraças de guerras, e perseguir os humoristas é querer esse mundo, os regimes autoritários não permitem humor, pois a falta dele enfraquece a população. Poder fazer uma piada é uma das maiores expressões de liberdade individuais que pode existir, por isso eu sempre prezo pelo bom humor, mesmo que seja ruim aos meus olhos, não vejo graça em vários humoristas mas quero muito que continuem seus trabalhos, melhor uma piada sem graça do que a falta de liberdade.


E sobre a tirinha do Caco que ilustra esse texto, ela é engraçada demais, genial, eu sempre dou muitas risadas com ela, é o tipo de coisa que faz bem para a profissão sem dúvida nenhuma.


Então pessoal deixem os humoristas trabalharem em paz, o mundo precisa demais deles, e humoristas quero muitas piadas sobre Psicologia, sobre Heavy Metal, sobre esse texto sobre mim, eu quero é dar risada pois o mundo já tem desgraças demais para me fazer chorar.


Duas observações: Primeiro piada e ofensa são coisas totalmente diferentes, e você sabe muito bem disso, e segundo eu coloquei alguns links de artigos abaixo que falam mais sobre o riso e seus benefícios, valem a pena a leitura, me inspirei neles para compor esse texto.


Uma boa semana para você!


Escrito por Luciano Arruda, Psicólogo e fundador do Fluidez Mental, apesar da cara de bravo ele está quase sempre bem humorado e aceita piadas, sátiras, imitações e caricaturas em seu email cujo endereço é; luciano@fluidezmental.com.br


Links:







Ah e antes que me perguntem que tipo de psicólogo da tirinha eu sou… Uma dica eu não sou o “Pica-Grossa” haha.





9 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page