top of page

Você aceita críticas?

Geralmente a pessoa que apresenta dificuldade para ouvir críticas, possivelmente envolve uma questão de insegurança e baixa autoestima.

Porém, é importante sabermos que mesmo quem tem autoconfiança e autoestima equilibrada, pode passar por situações difíceis na vida em momentos específicos e pode perder a confiança em si mesma.

Mas voltando para aquelas pessoas que não aceitam crítica de forma produtiva, às mesmas podem se sentir agredidas, inclusive podem até se recusar a receber a crítica negando mesmo que seja apropriada.

É conveniente reagir à crítica de forma positiva, procurando compreender e pensar sobre o que foi falado. Porque, de fato, a pessoa que faz a crítica não está criticando sua pessoa, mas sim a imagem que tem de você. Quando uma pessoa é capaz de lidar com seus problemas de forma segura e autoconfiante, também sabe separar e não levar para o lado pessoal. Pois, é preciso considerar que uma crítica de outra pessoa virá baseada nas crenças, valores, estado emocional, regras e comportamentos dela mesma. Sendo assim, podemos considerar que ela é "subjetiva" e não "objetiva". Mas nem por isso, devemos desconsiderá-la e excluí-la rapidamente, pois ela pode nos ser útil e nos dizer inclusive algo que não estávamos percebendo, principalmente quando realmente nos afetamos.

Também, é extremamente importante, considerarmos que todos nós podemos errar e admitir e reconhecer demonstra a capacidade de reflexão e vontade de evoluir. Por outro lado, podemos aceitar como somos vistos pelo olhar do outro. Quando nos portamos dessa forma, podemos verificar o que está sujeito de verdade à mudança ou não.

Quando geralmente, costumamos não aceitar críticas, podemos ser percebidos pelos outros como prepotentes, arrogantes, que somos os donos da verdade, reativos, ou até mesmo negativos.

Caso você precise melhor a sua capacidade de aceitar críticas, deixe seu passado para trás, porque por ele nada você poderá mais fazer. Concentre-se no agora e nas dificuldades atuais para manejar determinado tipo de situação. Descobrindo como você é afetado e como você afeta o outro também...pois é, nós também causamos mal estar nos outros. Por isso, é importante buscarmos evoluir, buscar harmonizar nossos processos internos, para que possamos nos relacionar com mais empatia, se respeitando e respeitando o outro.

Acredite protegermos ou nos protegerem de críticas só nos faz causar consequências no meio em que vivemos e nos colocarmos como vítima, ou até mesmo vilões...pois é comum uma pessoa que tem dificuldade em ser criticada, dizer que as pessoas não a suportam e se conformar com isso.

Dica do dia !!!


Faça terapia e busque a opinião de seus melhores amigos, ou daquela pessoa que você confia e diga pra ela, que ela pode falar sobre seus defeitos sem rancor e sem mágoa, que você está querendo melhorar como pessoa...você pode se surpreender!!!!


Escrito por Amanda Minello, Psicóloga e colunista do Fluidez Mental, seu contato é contato@psiacolher.com.br



29 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page