top of page

Chocolate

Não costumo me apegar a datas comemorativas, mas por curiosidade hoje 07/07 é o dia do Chocolate, faz um tempo que gostaria de falar um pouco sobre ele e seus benefícios, então vamos aproveitar a data.


Antes de começar a falar bem de nosso querido chocolate vou dizer o que ele traz de ruim para saúde, depois dessa pancada inicial será só alegria…


Bem o chocolate é calórico não adianta mentir, embora seja entre os doces talvez o menos “destrutivo” ele têm uma quantidade considerável de calorias o que te faz engordar, dentre os vários tipos o mais calórico é o branco, tendo em média 250 calorias em uma barra de 50 gramas, segundo a minha rápida pesquisa na internet. Outra questão relativa ao chocolate é o seu nível de gordura, se você não tomar cuidado realmente pode ter problemas com a balança, além do mais por conter açúcar o chocolate pode sim se tornar um vício, não será tão destrutivo como outras substâncias, mas pode ocasionar perdas financeiras e ganho de peso, portanto consuma com moderação sempre!


Então após seguir a cartilha de Maquiavel (despeje todo o mão primeiro e as bondades aos poucos) vamos falar um pouquinho da história e benefícios do chocolate para a nossa saúde.


O chocolate como vocês bem sabem é feito de cacau fruto que tem origem nas Américas, central e do sul. No princípio o cacau era utilizado na fabricação de bebidas uma delas conhecida como Xocoatl bebida essa que acreditava-se ter propriedades afrodisíacas. O cacau chegou a ser utilizado também em bebidas fermentadas, uma espécie de cerveja achocolatada ancestral. Somente posteriormente o cacau passou a ser utilizado como alimento.


Durante os períodos das grandes navegações Espanhóis levaram em suas bagagens o cacau para a europa onde passou a ser consumido em forma de bebida pelas cortes e aristocracia local, nesse período começou a ser adicionado leite e açúcar a mistura.


Com o tempo também na Europa e agora no mundo inteiro, o chocolate como conhecemos hoje, foi sendo cada vez mais difundido como um alimento, abandonando um pouco seu caráter primitivo de bebida, hoje é uma das iguarias mais consumidas do mundo, sendo encontrado em praticamente qualquer ponto comercial de venda de alimentos, em diversas formas e sabores e preços, falando nisso a indústria do chocolate movimenta bilhões de dólares e emprega milhões de pessoas em todas suas escalas de produção desde a colheita do cacau, até a venda final ao consumidor, passando pela produção, fabricação de embalagens e transporte, então na próxima ver que você estiver comendo sua barrinha pense em como esse giro da economia favorece milhões ao redor do mundo.


Alguns países se destacam na produção de chocolates como a Suíça e Bélgica sendo um de seus principais produtos de importação, também tem grande destaque os EUA que são também os maiores consumidores da iguaria em termos absolutos, mas é a Suíça que em termos per capta tem o maior consumo anual do produto com uma média de quase nove quilos por pessoa por ano. No Brasil esse consumo é de cerca de 2,5 quilos por pessoa em cada ano.


Agora vamos falar um pouquinho dos benefícios do chocolate para a mente e o corpo, ele possui uma substância chamada epicatequina que ajuda na resistência e combate a fadiga física, nosso querido chocolate carrega uma boa quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres e o envelhecimento das células do corpo.


Os chocolates são ricos em flavonóides substâncias que favorecem o bom funcionamento de algumas funções cerebrais como a memória, a atenção e a concentração, também contém endorfinas que favorecem o bem-estar mental diminuindo a ansiedade e o desânimo mental, também é auxiliar na diminuição do cortisol na corrente sanguínea conhecido popularmente como o hormônio do estresse. Algumas outras substâncias presentes, especialmente nos chocolates amargos e meio-amargos tais como; triptofano, teobromina, feniletilamina, fenilalanina e tirosina são coadjuvantes importantes na sensação de bem-estar mental causados por essa delícia de alimento.


Então, como diria o grande Tim Maia: “eu só quero chocolate”.


Aprecie com moderação! E uma boa semana para você!!


Escrito por Luciano Arruda, Psicólogo, fundador do Fluidez Mental e também um chocólatra, seu contato é: luciano@fluidezmental.com.br (Ele aceita convites para degustação de chocolates com muito prazer)


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page