top of page

Dica Cultural: A fotografia

Hoje minha dica cultural será um pouco diferente do habitual, não falarei de algo específico, mas sim de um dos ramos mais importantes da arte, a fotografia.


A fotografia próxima ao que conhecemos hoje foi criada em 1826 pelo francês Joseph Niépce, e desde então vem sendo aprimorada tanto em qualidade quanto técnica durante esses seus quase duzentos anos de criação.


Hoje podemos dizer que a fotografia vive seu auge, milhares de imagens são registradas diariamente no mundo inteiro, principalmente por meio dos smartphones que carregamos conosco.


Não é exagero dizer que o mundo seria outro sem a invenção da fotografia, você consegue imaginar isso? Pois pense que antes de sua invenção somente membros das cortes Reais ou pessoas próximas aos talentosos pintores poderiam ter seu retrato eternizado, o mesmo é válido para paisagens.


A Fotografia está diretamente ligada às nossas emoções, quantas vezes você não sorri, chora, ou se surpreende com uma bela imagem captada por um conjunto de lentes e um sensor fotográfico?


A Fotografia eterniza nossas lembranças, nos conecta com o passado em especial as boas recordações, é por meio das fotos que podemos ter novamente acesso à nossa infância, juventude e relembrar entes queridos que se foram ou estão distantes.


A Fotografia tem o poder de eternizar momentos, de literalmente congelar a história que será contada por muitas gerações, muito do que sabemos hoje em vários ramos do conhecimento se deve a essa invenção genial.


O que seria das artes sem ela? Da imprensa? Medicina? Arquitetura? Dependeríamos de relatos orais ou do conhecimento em desenho de poucos para expandir o conhecimento a um maior número de pessoas.


Hoje vendemos e compramos por meio da fotografia, enviamos em segundos imagens de nossas viagens para parentes e amigos.


A Fotografia é ao mesmo tempo arte, ferramenta e documento, é uma linguagem comparada somente à escrita, pode ajudar a deixar seu dia mais feliz, ser peça chave na solução de algum delito ou documentar um evento histórico, que não seria possível ser retido em nossa memória somente captado por nossa retina.


E qual a ligação da Fotografia com a Psicologia?


Bem como dito alguns parágrafos acima as imagens despertam emoções, podem ser trabalhadas como auxiliar na cura de fobias por exemplo, na reconstituição de momentos importantes da vida dos pacientes, ou na melhora de autoestima.


Além de tudo isso a Fotografia é um Hobby, que faz muito bem para a mente, te conecta com pessoas, com as cidades, com a natureza, o fotógrafo passa a enxergar o mundo de uma nova maneira, seja ele profissional ou um mero entusiasta, use você um equipamento profissional ou amador, o mais importante é conseguir captar diferentes emoções.


Então que tal aproveitar que você hoje tem uma câmera no bolso muitas vezes melhor que a de Niépcie e não sair pela sua casa mesmo fazendo umas imagens legais?


Esse tem sido um Hobbie muito legal para mim, pude me conectar com pessoas legais, adquirir muito conhecimento relacionado ao tema, e mesmo sendo extremamente amador, até consegui fazer um dinheirinho fotografando uns produtos para uma loja, não mal não é mesmo? Então imagine o que você, que tem um talento e sensibilidades muito maiores que a minha pode fazer? Vai lá!!! Faz muito bem para a mente!!


Escrito por Luciano Arruda, Psicólogo, fundador do Fluidez Mental e fotógrafo bem amador por sinal :) nas horas vagas, seu contato é: luciano@fluidezmental.com.br e caso você se interesse pode ver suas fotos no Instagram no perfil @sid.eros


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page