top of page

Dica Cultural, filme : O esquema de Ponzi

Olá tudo bem?


Mais do que um simples dica cultural falar sobre esse filme é também escrever sobre um dos maiores e mais frequentes golpes existentes na humanidade, o esquema Ponzi, ou esquema Pirâmide ou ainda um outro nome mais “bonito” que o pessoal usa para descrever o golpe, que nem irei citar aqui, mas você sabe o que é… tem 3 letras repetidas como sigla :D. (a primeira letra do nome do famosos estádio do Rio Janeiro onde foi disputada a final da copa de 1950).


Esse é um filme francês que conta a história de Charles Ponzi um imigrante italiano que uma vez vivendo nos Estados Unidos tem como lema de vida; ficar rico, mesmo de seja de forma fraudulenta.


Como sempre não vou dar nenhum tipo de spoiler, mas preciso te avisar que esse filme é bem simples, nada de efeitos especiais mirabolantes ou coisas assim, apenas uma história muito interessante contada pelo ponto de vista do narrador, sem glamour exagerado ou lições de moral bobinhas.


E o que tem de legal no filme que esteja relacionado com a Psicologia? Bem a primeira coisa é perceber como Ponzi é um mitômano (mentiroso compulsivo), vive em tornos de mentiras, seja para sua mulher, parceiros comerciais ou mesmo a sua própria mãe. Em alguns momentos chega mesmo a acreditar em suas mentiras, quadro de certa maneira típica da Mitomania.


Sendo um mentiroso compulsivo Charles logo percebe que a terra das oportunidades é um prato cheio para enriquecer em cima da ganância alheia, e podemos dizer que embora, Ponzi utilize sua capacidade mental para o mal, ele realmente tinha um intelecto acima da média, conseguindo passar a perna em muita gente de variados perfis.


E o que vem a ser o famoso esquema Ponzi?


Explicado de maneira o mais simples possível é uma fraude financeira baseada na captação de pessoas para a criação de uma espécie de rede, e não a venda honesta de um produto ou serviço, esses nesse esquema são secundários, tal movimento faz com que os indivíduos do topo da pirâmide fiquem ricos com os recursos trazidos pelos novos membros.


Vou dar um exemplo mais prático… Imaginem que eu anuncie aqui no Fluidez Mental a possibilidade de você ficar rico vendendo “um produto revolucionário do marketing digital”, esse produto pouco importa pois o meu foco será a captação de rede.


Eu digo para você que após comprar esse “produto revolucionário” você vai ficar rico e sem precisar trabalhar, lindo não é mesmo? Pois bem para isso você também precisa indicar pessoas que estejam dispostas a entrar nesse negócio.


Com essas indicações minha rede cresce, eu te repasso alguns centavos e fico cada vez mais rico… A pirâmide logo despenca e eu desapareço com todo o seu dinheiro, e daqueles que você indicou.


Péssimo não é mesmo?


Mas saiba que infelizmente muitas pessoas caem nesse tipo de golpe todos os dias, às vezes chegam a vender seus bens para entrarem nesse negócios “geniais e lucrativos”, quando a pirâmide desmorona perdem os amigos, casamentos e em alguns casos até os empregos fixos e seguros que tinham.


É muito legal assistir esse filme e conhecer a origem de tudo, e lógico sempre desconfie de ofertas de ganhos mirabolantes, uma dica que eu dou é sempre que alguém te oferecer uma proposta tentadora como essas peça para nosso “amigo” te apresentar a publicação da autorização de captação desses recursos registrada na CVM e também os balanços dos últimos três anos, dessa “linda” empresa que deixa todo mundo milionário sem esforço, auditados por pelo menos duas auditorias independentes, você verá alguém desaparecer da sua frente em menos de dez segundos.


Uma boa semana para você!!


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page